quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biofísica e a Nanopartículas



Os inventores já começaram a testar os "nanocarrapichos"- como foi batizada a partícula - em ratos. A tecnologia consiste em esferas de 60 nanômetros- mais de 100 vezes menor que um glóbulo vermelho presente no sangue. Cada esfera contém fragmentos de proteínas que são capazes de colar a superfície danificada das artérias enrijecidas.

Segundo o estudo, essas pequenas esferas podem também combater o entupimento das artérias, aumentando a eficácia do tratamento de doenças que podem causar ataques cardíacos. Atualmente, o tratamento consiste na introdução de uma espécie de pequeno balão que força a reabertura dos vaso e então um tubo, chamado stent, é implantado na artéria para mantê-la desentupida.

No entanto, muitas vezes esse processo provoca um rápido crescimento do tecido ao redor do stent, o que pode levar a um novo bloqueio da artéria. Segundo os cientistas, o avanço das novas cápsulas se dá porque elas identificam dentro do organismo o exato local que precisa ser tratado e possuem uma ação prolongada de até 12 dias.

Apesar das nanopartículas já terem sido desenvolvidas, especialistas advertem que ainda pode levar vários anos para que a técnica comece a ser testada efetivamente em pacientes humanos. A pesquisa foi publicada na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Um comentário:

  1. O Blog tem assuntos bem interessantes, mas acho que o layout influencia muito para quem está visualizando-o, especialmente crianças e adolescentes. A abordagem parece ser um "mix" entre o tradicional (2ª postagem e máquina de aprender, a direita do site) e o progressista (1ª postagem). Parabéns!

    ResponderExcluir